domingo, 3 de maio de 2009

Os maiores enganos sobre a Amazônia

Tem muita gente que acha que sabe da Amazônia. Dizem que o Brasil deve fazer isso, aquilo. Mas só a conhecem pelo Fantástico e pelo Jornal Nacional. Nunca leram um livro sobre ela, nem nunca estiveram aqui. Se bem que só morar por aqui não qualifica ninguém a doutor em Preservação Ambiental.
Primeiro grande erro: defender que o Brasil não deve entregar a floresta. Não que o Brasil deva fazer isso; mas ficar discutindo essa ideia é perda de tempo. Nunca ninguém, nem no país nem no exterior, sugeriu que quase metade do nosso território seria internacionalizado. Isso é teoria da conspiração das mais malucas.
Segundo grande erro: pensar que basta não desmatar e deixar a nossa região abandonada. É preciso encontrar um modo de desenvolver a Amazônia sem desmatá-la. Uma professora da UFRJ, membro da Academia Brasileira de Ciências, até sugere que o desenvolvimento é a única forma de salvar a grande floresta. Simplesmente proibir todo e qualquer desmatamento e atividade comercial ou industrial amazônica só tornaria mais fácil os desmatamento ilegal.
E a seguir vem o erro que mais incomoda os amazônicos, e que é uma dupla ignorância: pensar que na nossa região só tem índios, e que por isso aqui não vivem pessoas normais. A primeira ignorância é de ordem numérica: se há 400 mil índios no Brasil e 15 milhões de habitantes na Região Norte, seria difícil aqui só ter indígenas; e a segunda, ainda pior, é de ordem humana e revela o preconceito das pessoas: mesmo que aqui só houvesse nativos, qual o problema? Eles não são pessoas também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário